FILMEBASE LOGO
Filmebase homeCinesonics homeFabricantesLinksAplicaçõesInfoDownloadsContact

FILMEBASEAatonAudio LtdAVCCinela OSIXComtekDigital Audio DenmarkK T SystemsM3iPearlRavencourtRycoteSchoepsSound DevicesVDB

CINESONICSAmbientMixyLeoni PerivoxMicron WirelessPeliPhonakSonosaxZaxcom

 

Ultrasone

O fabricante alemão de auscultadores Ultrasone oferece melhoramentos reais em relação às outras opções profissionais geralmente utilizadas. Os Ultrasone reduzem a fadiga auditiva, permitindo ouvir com mais rigor e de forma mais aproximada ao resultado final reproduzido por monitores. Para a maioria dos utilizadores profissionais são uma alternativa preferível aos modelos tradicionais.

O problema principal de quem faz captação de som directo é a fadiga auditiva, o que leva muitas vezes a ter que aumentar o nível de monição depois de algumas horas de trabalho. A fadiga auditiva é não só desagradável, mas pode ser um primeiro passo para danos no sistema auditivo a longo prazo.

A posição e desenho dos drivers dos Ultrasone reduz consideravelmente este fenómeno, permitindo trabalhar com pressões sonoras mais reduzidas para uma impressão subjectiva idêntica aos modelos convencionais. Os drivers são posicionados para dirigir as ondas sonoras para o pavilhão auricular em forma de concha, com saliências e curvas proporcionais à estrutura interna cartilaginosa, em vez de atacarem directamente o canal auditivo. Este método permite uma experiência mais próxima da audição normal, e aproxima-se da forma como os sons são reproduzidos através de monitores de estúdio, localizando-os mais frontalmente.

Adicionalmente, a emissão de campo magnético dos auscultadores convencionais (sem LE ou ULE) é geralmente quatro vezes superior aos níveis máximos recomendados. A tecnologia ULE (Ultra Low Emission) oferece uma redução até 98% das emissões através da utilização de um sistema de protecção em MU Metal. Infelizmente não foram até hoje adoptadas normas para as emissões magnéticas de baixa frequência em auscultadores, ficando à responsabilidade de cada um a minimização dos riscos para a saúde. Os equipamentos electrónicos emitem radiações eléctricas / magnéticas. Em alguns casos foram definidos limites máximos para protecção das pessoas que trabalham em ambientes com equipamentos electrónicos. Por exemplo, no TCO de 1999 foi definido como nível máximo de emissão magnética para écrans de computador a uma distância de 30 cm o valor de 200 nT (nanoteslas). Numa investigação com 60 modelos de auscultadores (1999 - 2000), a ULTRASONE descobriu que o nível de emissão magnética médio é de mais de 1000 nT com picos até 2100 nT! Quatro vezes o máximo recomendado para écrans de computador, e em alguns casos mais irresponsáveis, os valores chegam a dez vezes mais. A tecnologia patenteada nos modelos da série PROline reduz as emissões de campo magnético dos auscultadores para níveis inferiores a 90 nT.

Para captação de som directo o isolamento é também fundamental. É por isso importante saber como os auscultadores se comportam e soam sem sinal. Na avaliação dos auscultadores, é muito útil ouvir cuidadosamente cada modelo sem que esteja ligado a equipamentos. Dentro da gama da Ultrasone, a Filmebase seleccionou dois modelos fechados com grande isolamento e curva de resposta extensa, particularmente adaptados ao controlo de gravações de som directo:

HFI700HFI 700 (10Hz - 25KHz) - LE

Os 700HFI tem um comportamento familiar aos utilizadores dos Sennheiser HD25 e sobretudo dos Sony 7506. As almofadas são de dimensões semelhantes aos 7506 e o isolamento é comparável. Dobram-se também de forma semelhante aos 7506. A resposta de frequência é muito extensa e relativamente plana. A diferença em relação aos modelos tradicionais é ligeira, mas as vantagens são apreciáveis, sobretudo depois de um longo dia de monição.

USGeekT3SFT

 

Proline750PROline 750 (8Hz - 35KHz) - ULE

Os 750 PROline exigem algum tempo de habituação, mas provavelmente serão os preferidos em produções de ficção de qualidade. De dimensões maiores que a série HFI, tem os drivers a uma distância um pouco maior do canal auditivo, criando um som ligeiramente mais aberto. As almofadas de veludo oferecem um grande isolamento. A combinação da distância, isolamento e posicionamento dirigido para o pavilhão auditivo resultam num dos mais naturais auscultadores de monição, sem efeito de fadiga auditiva. A série PROline inclui cabos lisos e espiralados de substituição rápida e um par adicional de almofadas de veludo, facilmente substituíveis por sistema de baioneta.

Para mais informações, visite a Ultrasone em http://www.ultrasone.com/