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Microfones

Nota: esta página é indicativa de alguns produtos. Para características detalhadas, visite as páginas de cada fabricante.

Visite também as páginas:
Aplicações - Principais características dos diferentes tipos de microfone
Aplicações - Escolher os equipamentos

Entre os microfones representados pela Filmebase, a Schoeps oferece a mais completa gama de padrões direccionais do mercado. São instrumentos indispensáveis na captação de música clássica e instrumentos acústicos. Na opinião da Schoeps, um bom microfone deve ser natural e absolutamente neutro, e portanto adequado a qualquer instrumento. Tal requer uma resposta linear e características direccionais independentes da frequência. A enorme popularidade dos microfones Schoeps em edições em SACD e DVD Audio colocou a Schoeps na primeira linha da investigação e desenvolvimento de produtos destinados a gravações em Surround.

Por sua vez, a Pearl e Sanken têm também microfones específicos com grande interesse para captação musical, desde os lendários microfones com cápsulas retangulares da Pearl até modelos da Sanken com curva de resposta até 100 kHz ou de cápsula dupla, próximos da perfeição.

As sugestões abaixo indicadas destinam-se à captação de som para cinema, vídeo e ENG.

Diálogos - perche | Diálogos - lavaliers | Ambientes e diálogos em estéreo

Diálogos - perche

em interiores e exteriores calmos

Schoeps CCM41Os microfones de condensador hipercardióides sem tubo de interferência de alta qualidade são o instrumento fundamental na captação de diálogos. Permitem um máximo de directividade sem colorações indesejáveis dos sons que se encontram fora do eixo do microfone. Vários filmes foram captados com um único microfone deste tipo criteriosamente utilizado em perche. A opção mais frequente, dentro do sistema modular da Schoeps (com cápsulas intermutáveis), consiste no amplificador CMC6Ug (12 a 48V ph) conjugado com a cápsula hipercardióide MK41g. Este sistema pode ser completado com acessórios especialmente pensados para utilização em perche, como os filtros CUT1 e CUT2, a rótula GVC (para operação em tectos baixos), cabos activos, etc... A Schoeps produz também uma versão miniatura com as mesmas características, o CCM41L (na imagem).

Outros modelos de microfone equivalentes utilizados nesta aplicação são o Neumann KM150, o Sennheiser MKH50 e MKH8050, que também distribuímos.

em exteriores ruidosos e ENG

Schoeps CMITSão utilizados microfones com tubo de interferência. Na maioria dos casos, os modelos com tubo curto são um bom compromisso entre o ganho de direccionalidade acrescido na gama de médios e agudos e a facilidade de operação em perche. O modelo clássico que tem servido de comparação é o Sennheiser MKH416.

Apresentamos as nossas alternativas preferidas, em ordem ascendente de preço e qualidade:

  • Rode NTG-1 e NTG-2 - muito acessível e de qualidade decente, mas um pouco pesado
  • Rode NTG-3 - de estética, dimensões e tecnologia RF inspirada no MKH416, mas muito mais acessível
  • Sanken CS-1 - shotgun extremamente compacto e leve, com boa relação qualidade preço
  • Schoeps CMIT 5U - (na imagem) a referência de qualidade neste tipo de microfones, com coloração mínima fora do eixo, extrema leveza (80g) e três filtros activados por botões e com 3 pares de LEDs de operação que permitem adaptar o microfone a todas as situações de gravação.

em situações extremas

Sanken CS-3ePor vezes é necessário captar sons a grande distância ou em exteriores muito ruidosos, e nestes casos são usados modelos com tubo de interferência longo. Estes microfones são, devido à sua dimensão e pouca tolerância em resposta lateral, de uso muito difícil em perche. A solução clássica era o Sennheiser MKH816 (descontinuado). Versões actuais são por exemplo o Sennheiser MKH70 e o Neumann KMR82i.

A Sanken tem um modelo de concepção única, o CS-3e (na imagem) que utiliza um "array" de 3 cápsulas para uma direccionalidade excepcional, mesmo nas frequências mais graves, com um corpo relativamente curto.

Se quiser ouvir testes com diferentes padrões de direccionalidade, sugerimos uma visita à página (secção "speaker"):

http://www.schoeps.de/showroom

Diálogos - lavaliers

Sanken COS11Em ficção são por regra utilizados microfones subminiatura omnidireccionais, que racordam bem com o microfone de perche, têm sensibilidade mínima aos ruídos de vento e podem ser colocados também sob o vestuário. Este tipo de microfones pode ser fornecido em versões alimentadas a pilha, a 48Vph, e também com fichas diferentes para todos os emissores de qualidade. Alguns exemplos:

Sanken CS-1 (na imagem); um dos modelos mais populares na indústria cinematográfica, utiliza um original diafragma vertical rectangular para dimensões mínimas e sonoridade excepcional. Padrão omni perfeito de 20Hz a 20kHz e som muito natural de 50Hz a 20kHz.Curva de resposta ajustada à voz humana.

Voice Technologies 500 / 506, com cápsula frontal, têm uma resposta omni extremamente suave em toda a banda áudio. Foram concebidos para gravação de voz em TV, teatro, filme, PA, etc... A claridade do diálogo é realçada por uma ligeira acentuação das altas frequências, dando excelente reprodução e eliminando os problemas de colocação.Outros modelos de microfone equivalentes; versões alternativas da Voice Technologies, os Tram, Countryman e DPA, que também podemos fornecer.

Ambientes e diálogos em estéreo

Sistema MS e XYZephyr

A captação de som directo em estéreo é normalmente feita com 2 microfones ou micro estéreo em configuração MS, pela possibilidade de obter uma informação central sólida, com opção de abertura do sinal estéreo na pós-produção.

As configurações MS são também muito usadas na captação de ambientes pela sua versatilidade. Na imagem, um par MS Schoeps constituído por 2 micros miniatura (CCM4L ou 41L + CCM8L em protecção Zephyr. De qualidade excepcional, é também utilizado em captação musical. Há microfones MS optimizados para diálogos e captação de sons frontais (p. ex. Sanken CSS 5) e modelos específicos para câmaras de alta definição. Outros modelos, como o clássico Sanken CMS-7s, muito popular, especialmente em Hollywood, são articularmente bem protegido contra ruídos de vento, manipulação e cabo, e excelentes para ambientes em exteriores.

Os sistemas XY, menos usados, são igualmente compactos e com boa compatibilidade mono. Dispensam a matriz MS e são uma boa opção para ambientes. A escolha é muito pessoal.

nota: conhecer melhor os métodos de captação em estéreo

Sistema ORTF

Schoeps MSTC64A configuração ORTF (duas cápsulas cardióides calibradas uma distância de 170 mm e um ângulo de 110°), muito utilizado em captação musical, tornou-se mais comum em grandes produções de cinema, com o advento do Dolby Digital. Pode ser configurado com dois microfones diferentes, mas a Schoeps, que desenvolveu o sistema, tem um microfone específico para este fim (MSTC 64, na imagem, consistindo num corpo e T com duas cápsulas cardióides calibradas.

A suspensão OSIX para este microfone veio facilitar a sua utilização em perche.

Se quiser ouvir testes comparativos com diferentes métodos de captação estereofónica, sugerimos uma visita à página (secção "ensemble"):

http://www.schoeps.de/showroom