FILMEBASE LOGO
Filmebase homeCinesonics homeFabricantesLinksAplicaçõesInfoLocContact

Outros destaques

Actualizações Firmware: PIX Athena e 788T 2.19

A PIX revisão de firmware revision 2.01 Athena, disponível para todos os gravadres PIX, oferece as potentes opções de monição introduzidas na versão 2.0 e ainda: suporte para metadata de ficheiros Alexa SDI, novo controlo de reprodução, incluindo listas programáveis, loops, velocidades adicionais de pesquisa, conversão de HD-a-SD e SD-a-HD com "letter boxing" seleccionável, corte, e suporte para formatos anamórficos, delai audio selecionável, permitinddo atrasar o áudio para o ficheiro gravado sem afectar as saídas áudio. Descarregar o Athena para PIX 220 e PIX 240.

O firmware 2.19 para o788T e 788T-SSD inclui: possibilidade de designar o número de canal WiFi no menu de configuração do CL-WIFI. Aviso de Passphrase. A segurança WEP64 requer o uso de palavra passe de 10-caracteres.Revisão do controlo de panorâmicas com entradas seleccionadas em estéreo ou MS. Descarregar o último firmware para 788T.

A Music Engineering and Technology Alliance (METAlliance) certifica o Sanken CO-100k

A METAlliance foi fundada por um grupo de engenheiros áudio e produtores com reconhecimento global e múltiplos prémios, que têm estado envolvidos em estabelecer técnicas e padrões de qualidade para a gravação de música. Entre eles, contam-se Frank Filipetti, Phil Ramone, Al Schmitt, Elliot Scheiner, Chuck Ainlay, Ed Cherney e George Massenburg.
Sobre a certificação do CO-100K: "The C100 is one of those rare microphones that instantly impressed me because it's unlike anything else I've ever heard," indica o co-fundador da METAlliance Chuck Ainlay. "It's neutrality is stunning as though there is nothing between the instrument and my ears."

Novidades Rycote

Rycote IBC 2011

Na imagem, o Suporte para Receptor Rycote é apresentado com o novo receptor Audio Ltd En2 DX, o MAIS COMPACTO RECEPTOR FULL DIVERSITY DO MUNDO

Os últimos KITS DE SUSPENSÃO PARA GRAVADORES PORTÁTEIS apresentados incluem o Sony PCM D50, Tascam DR-100, Olympus LS10 & LS11, e o recém lançado Roland R26. Apresentada este ano, a suspensão Rycote para gravadores portáteis é a primeira desenhada para utilização com estes gravadores, e adapta-se na rosca de ¼” presente na maioria destes gravadores. Está disponível em duas versões. A mais simples (Portable Recorder Suspension), é fornecida com um adaptador “hot shoe” em metal que pode ser montador em câmaras DSLR e um adaptador orientável que permite montar o gravador e a suspensão em perche, com 180 graus. Como alternativa, a suspensão, o adaptador “hot shoe” e o adaptador orientável são completados no Portable Recorder Audio Kit com uma pega macia e um Mini Windjammer®, fornecendo todas as opções necessárias para a proteger os gravadores portáteis de ruído de vento e vibrações indesejadas.

O novo SUPORTE PARA RECEPTORES integra a ingenuidade e simplicidade que fizeram da Rycote uma empresa de dimensão mundial. Dirigido a todos os que pretendem um método rápido e eficaz de montagem de receptores em câmaras, o novo e robusto suporte pode ser fixado na câmara na rosca standard de ¼” presente na maioria das câmaras ou no “hot shoe”, usando o adaptador de metal. O receptor (ou receptores) é fixado com duas cintas de Velcro e mantido por bases de borracha. As cintas são ajustáveis, permitindo usar a maioria dos emissores do mercado

A Rycote tem recebido inúmeros pedidos para uma solução para captações em exteriores com micros de lapela em condições de chuva. A resposta são as novas protecções de espuma protegidas com uma camada repelente de água em Neoprene. Estas protecções leves e compactas permitem trabalhar em condições extremas e proteger eficazmente os microfones lavalier, aumentando a sua vida útil.

A Rycote completou a sua gama de Mini Windjammers para microfones, gravadores portáteis, camcorders e micros para câmaras de video. Esta gama foi iniciada em 2008 e rapidamente se expandiu para cobrir a maioria dos modelos do Mercado de marcas como Roland, Tascam, Olympus, Sony e Zoom. Acessíveis, fáceis de colocar e muito resistentes, com unidades separadas para produtos com micros estéreo independents, as Rycote's Mini Windjammers® podem fazer toda a diferença entre gravações profissionais e gravações arruinadas pelo ruído de vento.

Sound Devices MixPre 2, standard de qualidade em mistura portátil ultra compacta

MixPreDEntradas micro/linha c/ qualidade de estúdio, lim. e descodificação MS, oscilador , saída mic em TA3 (COMPATÍVEL COM CÂMARAS DSLR), saída auxiliar, saídas DIGITAIS AES/EBU e USB, retornos analógicos e USB. Alim. 2 bat. AA.

* Entradas balanceadas por transformador mic/linha
* alimentação Ph 48-v ou 12-volt phantom power
* Limitadores de entrada "insaturáveis, dual-mono ou stereo
* Pan para saídas Left, Center, e Right outputs
* Matriz MS com controlo de abertura e inversão de canais no painel frontal
* O "Return" pode ser usado como entradas auxiliares ch3/ch4
* Filtros High-pass, 80 Hz ou 160 Hz
* Microfone interno de anúncio e oscilador
* Saídas selecionáveis Mic/Line/AES digital ( 44.1 , 48 , or 96 kHz).
* 24-bit, class-compliant USB para ligação a computadores Mac OS, Windows, Linux, e iOS, om áudio de computador nos auscultadores.
* Saída dedicada mic em conector seguroTA3 para câmaras (p. ex. DSLR)
* Monição de programa ou retorno
* Níveis visíveis em GaN LED de , 16-segmentos com brilho ajustável
* Alimentação interna por 2 x AA
* Alimentação externa, 10-18 VDC
* Chassis em alumínio de alta resistência com conectores metálicos

Audio Ltd, receptor duplo full diversity DX2, completando a gama En2

En2 DX2A nova série En2 permite aos utilizadores de documentários e ENG com orçamentos limitados aceder à lendária qualidade Audio Ltd por um preço acessível. Os emissores En2 TX e receptores MX fazem já parte do equipamento de inúmeros profissionais em Portugal. O novo DX2 marca um novo avanço na série En2, cuja qualidade sonora é irrepreensível.

Citando Kishore Patel, da Audio Ltd sobre o novo receptor duplo full diversity DX2: "As the name suggests, unlike competitive products in this price bracket which use a single receiver switching between two antennae, this unit will feature true dual diversity switching, with each antenna feeding a separate receiver. We think this is important as the receiver will not suffer from the ‘clicks’ and ‘pops’ that can often be heard on a single receiver unit as it switches between antennae. We designed the system with a particular type of user in mind. There are many small companies - engaged in ENG or producing documentaries or TV programmes on a tight budget – where the responsibility for ensuring good quality sound is recorded falls to the camera operator or even the director or presenter. What they need is a system that produces professional sound which is also simple to use. In other words, a system that just works and let’s them get on with their real job.”

Todas as unidades utilizam o inovador sistema de menus OLED, tornando a operação extremamemte simples, mesmo para não profissionais. O novo receptor pode ser alimentado externamente, o que o torna particularmente prático como receptor duplo por exemplo montado em câmara ou no saco de som. Na calha está também um futuro receptor simples full diversity, que será o sistema full diversity mais compacto do mercado.

Consulte-nos para um teste ou mais informação.

Como substituir os isoladores OSIX

Veja como substituir os isoladores das suspensões de alta performance Cinela OSIX pelas novas versões inquebráveis: ver vídeo.

Sanken CS-2

CS-2Com directividade superior a modelos de dimensões equivalentes graças a cápsula rectangular, o CS-2 adopta o princípio inaugurado com o Schoeps CMIT de filtro para compensar perdas com protecções de vento integrais. O CS-2 apresenta um som rico e natural e um alcance acrescido, completando a gama Sanken de shotguns adaptados a diferentes utilizações específicas:

  • CS-1 ultra-compacto para câmara e perche (181 mm, 100g)
  • CS-2 alta directividade. Som rico e natural (250 mm, 110g)
  • CS-3e p/ estúdio e exteriores com rejeição fora do eixo excepcional. 3 cápsulas direccionais em “front back array” (270 mm, 120g)
  • CMS-10 mono e estéreo p/ câmara. MS c/ descodificação integrada
  • CSS-5 Wide Stereo, Stereo e Mono, com excelente rejeição a 180g. MS c/ 3 cápsulas frontais em “line array”
  • WMS-5 duplo MS 5.0 descodifcado. Cápsulas alinhadas verticalmente

Schoeps SuperCMIT

SuperCMITO SuperCMIT define uma nova categoria de microfone "shotgun", com uma directividade que vai além de todas as opções actuais. Oferece ao engenheiro de som possibilidades totalmente novas.

  • novo tipo de microfone digital (AES42) com directividade acrescida
  • o som difuso é suprimido com com nível extraordinário
  • princípio de operação completamente novo com dois transdutores
  • usa algoritmos de processamento digital ILLUSONIC (patent pending)
  • dois canais de saída: SuperCMIT e Schoeps CMIT standard
  • qualidade sonora SCHOEPS: som transparente e sem colorações

O SuperCMIT é um microfone digital que opera segundo as normas AES42 Mode 1. Deve ser usado com entradas compatíveis AES42 com conversores de frequência de amostragem individuais. Com o adaptador / alimentador opcional Schoeps PSD 2U, pode também ser ligado a entradas normais AES3 ou S/P-DIF, como master ou com conversão de frequência de amostragem. Por exemplo, o Sound Devices 788T dispõe já de entradas AES42. As entradas AES3 com conversão de frequência de amostragem individual estão disponíveis em sistemas com bons I/O, como por exemplo o Cantar X2. Três botões no microfone regulam os filtros e os dois presets de operação.

Foram usados 40 microfones SuperCMIT no Campeonato Mundial de Futebol na África do Sul.

Mais e informações e audição de testes comparativos.

Teste os Sound Devices 552 e MixPre 2

552O 552 inclui cinco entradas de precisão isoladas por transformador, com enorme dinâmica e ganho acrescido (+ 12 dB em relação ao 442). As mútiplas opções de entradas e saídas já presentes no 442 são completadas com alternativas adicionais. Cada entrada aceita vários tipos de sinais e níveis, tem limitador indicidual, filtro passa alto variável e saída directa pré ou pós fader. O 552 tem também 2 x 2 saídas digitais AES/EBU (com múltiplas opções de routings), ideais para ligação directa a câmaras com entradas digitais e gravadores não lineares, e integra também um gravador incorporado de 2 pistas (ficheiros BWF até 96 kHz ou MP3) com possibilidade de código de tempo.

MixPre2O MixPre 2 inclui préamplificadores de qualidade instrumentação, saídas XLR e pode operar em modo Stand-Alone. É um interface portátil de alta resolução para sistemas digitais Mac, Windows e Linux. Modo “stand-alone”, pode ser usado como pré-amplificador de microfones de alta qualidade e conversor AD DA. Não necessita de instalação de drivers. 24 bits até 192 kHz, partilha a topologia com os reputados gravadores Sound Devices 744T e incluindo limitadores de precisão, filtros passa alto atenuadores de 15 dB. As possibilidades de conecção são enormes, incluindo saídas balanceadas em XLR nível micro ou linha, saídas não balanceadas em RCA, S/PDIF (RCA) e óptico (Toslink). Construção extremamente resistente em alumínio extrudido com conectores metálicos e gravação a laser.

Controlador de Faders Lineares CL-9

CL9O CL-9 é uma superfície de mistura dedicada para o 788T. Ao adicionar o CL-9, o já completíssimo 788T transforma-se num completo sistema de gravação e mistura, perfeito para captação de som para cinema e televisão em projectos completos, bem como para produção musical.

As características mais importantes são:

• Oito faders lineares de 100 mm con controlo de níveis preciso
• Oito controlos rotativos de sensibilidade (trim) para cada entrada medição por anel de LEDs
• Igualização paramétrica por entrada com ganho, frequência e Q controláveis
• Quatro controlos rotativos de nível para as pistas Left, Right, Aux1 e Aux2
• Controlo de panorâmicas de entrada

O CL-9 integra-se perfeitamente com o WaveAgent, permitindo o visionamento detalhado de níveis das 12 pistas em Mac ou PC. Para informação completa, consulte-nos e visite o site da Sound Devices


Schoeps

A SCHOEPS TEM UM NOVO SITE. VISITE-O

VSR 5

VSR 5: Pré-amplificador de Microfone de Referência

VSR5O VSR 5 é o primeiro préamplificador de estúdio da SCHOEPS. Distingue-se por ruído de fundo especialmente baixo, distorção baixíssima e protecção extensa contra interferências RF. Os circuitos baseiam-se no modelo utilizado pelos engenheiros da Schoeps para teste e desenvolvimento de novos microfones, agora também disponível para os clientes. Fabricado sem quaisquer compromissos, integra fichas e comutadores rotativos com contactos a ouro para operação sem falhas ao longo de muitos anos.
* controlo de ganho preciso até + 60 dB, ajustável em steps de 3 dB
* indicadores de nível de gama larga e resposta rápida, de -48 dB a +9 dB,e indicador de "Clip" a +20
*alimentação fantasma comutável, com reconhecimento automático de microfones de condensador.
* inversão de fase e mute (activado ao ligar ou desligar a unidade ou alimentação
*filtro corta-graves de segunda ordem, comutável 40 / 80 / 120 Hz, para minimizar ruídos de pop, vento, ou perturbações infrasónicas.
Joerg Wuttke fala do novo préamplificador Schoeps VSR 5. (vídeo)

Schoeps MK 22 ganha Resolution Award

MK22A cápsula "cardióide aberta" MK 22, ganhou o prémio RESOLUTION na categoria "microfones". Este prémio é atribuído pelos leitores da revista Resolution. Um grupo seleccionado de leitores com ligados ao áudio profissional nomeiam produtos em 11 categorias. Os subscritores da revista votam "online" nos produtos favoritos.

A MK 22 foi também nomeada para os TEC AWARDS de 2009 na categoria "Outstanding Technical Achievement" na área de "Microphone Technology/Studio" e recebeu o prémio da Resolution em 2009 na categoria "Microfones".
Apresentação e detalhes sobre a cápsula Schoeps MK22 e CCM22L "cardióide doce", por Joerg Wuttke (vídeo).

Resolution


Breves

Veja alguns vídeos sobre o Sound Devices 788T (opções da última versão de firmware com o controlador CL-8) e visite os vídeos completos da Sound Devices em Vimeo, com informação actualizada sobre equipamentos e métodos de trabalho.

O recente filme "Sumdog Millionaire" ganhou os prémios BAFTA, CAS, e o Oscar para melhor som. Resul Pookutty usou extensivamente sistemas emissores / receptores Audio Ltd. RMS2040 e RMS2020 de forma a lidar com a utilização de múltiplas câmaras e filmagem simultânea de planos gerais e planos aproximados. Todos os actores foram equipados com emissores.
Leia o artigo na Pro Audio Asia onde Resul Pookutty explica detalhadamente o trabalho de captação e pós produção do projecto mais complexo que enfrentou até hoje. Visite o site renovado da Audio Ltd.

Leia um interessante artigo sobre os factos e mitos mais comuns referentes a potência emitida e correcta colocação de emissores e receptores.