NewsL0702

Novos instrumentos no isolamento de vibrações, ruídos de manipulação e vento

Aa dar conhecer novos produtos nas áreas da suspensão e protecção de vento de microfones, aproveitamos para relembrar alguns princípios teóricos e limitações físicas destes sistemas.

Introdução

Na captação de som para cinema, vídeo e brodadcast é indispensável isolar o sinal útil a gravar dos ruídos parasitas introduzidos pela manipulação da perche (ou da câmara) e pelo vento, reduzindo ao mínimo a coloração introduzida no sinal original.
Infelizmente nem sempre as condições de captação são ideais. Mesmo com a tecnologia digital actual, é impossível recuperar uma gravação arruinada por ruídos parasitas e interferências causadas pelo vento nas cápsulas dos microfones.
Nos últimos anos houve desenvolvimentos marcantes no desenho de suspensões e protecções de vento muito eficazes.

Princípios das suspensões modernas e necessidade de filtragem

As rodagens actuais utilizam microfones ultra-sensíveis e com curva de resposta alargada. Os técnicos são confrontados com grandes dinâmicas, mobilidade dos actores, e perches cada vez mais leves e por consequência “microfónicas” (transmitindo vibrações de manipulação). A concepção de uma boa suspensão representa sempre um compromisso entre a necessidade de isolamento e a relativa “firmeza” da posição do micro na perche. Uma suspensão eficaz mas que fizesse “balançar” o micro de forma incontrolada seria inútil.

curveAs mais recentes suspensões com isoladores metálicos ou de plástico especial inquebrável, cruzadas ou com outras formas, oferecem isolamentos impensáveis até há poucos anos (cerca de 40 dB até 100 Hz). Este nível de isolamento associado a uma boa firmeza é conseguido pelo preço de uma menor atenuação nas frequências infra-baixas, que estão fora do espectro da voz (mesmo das vozes masculinas mais graves), como pode ser constatado no gráfico.

Esses infra-sons, na maioria dos casos são indetectáveis nos auscultadores mas visíveis nos controlos de nível, podem saturar as entradas de microfone e sobretudo os conversores A/D das câmaras e gravadores, e assim arruinar gravações e/ou fazer activar desnecessariamente limitadores de entrada.

A maioria dos micros utilizados em perche ou câmara (Schoeps CMC, Sanken, Sennheiser 416, Rode NTG-3, etc...) não tem filtros integrados passa-alto. Outros micros incluem filtros “moles”, que cortam demasiado alto e portanto alteram o timbre das vozes. Por sua vez, a maioria das câmaras actuais (Sony, Panasonic, etc...) também não incluem filtros nas entradas e muitos gravadores simples têm filtros inadequados. A excepção são alguns micros de alta qualidade para utilização em perche que incluem filtro comutável de 18dB/oitava para os infrasons, como o Schoeps CMIT5U ou o DPA 4017B.

O ideal é utilizar um filtro de queda acentuada (12dB ou idealmente,18 dB/oitava) que actue entre os 50-80 Hz. Os filtros de várias mesas de mistura profissionais incluem geralmente uma opção de 12 dB/oitava abaixo dos 80 Hz, mas os filtros activos externos de 18 dB/oitava são raros. Um exemplo clássico é o Schoeps LC60. A Rycote lançou recentemente um cabo curto com filtro integrado utilizando o mesmo princípio (filtro activo alimentado por 48Vph,18dB/oitava a 60Hz) que é muito útil por exemplo para utilização entre microfone e câmara. (Rycote Tac!T). Pode consultar este video e ler a descrição detalhada no Facebook.

Efectuámos testes de câmara à mão com uma Panasonic AG-101 equipada com shotgun Sanken CS-1. A diferença entre o micro colocado no suporte original da câmara e ligado directamente à entrada e o micro colocado na nova suspensão para câmara Rycote Softie Lyre mount com MHR e usando o cabo Rycote Tac!T? Gravações com ruídos de operação de câmara e saturadas de infra-sons versus gravações perfeitamente limpas de ruídos e parasitas. Estamos à disposição, se quiser efectuar um teste semelhante com a sua câmara.

Rycote, melhoramentos e novos produtos

A Rycote, líder mundial nesta área, continua a completar a sua extensíssima gama que cobre as situações de Broadcast & ENG, Estúdio e som ao vivo, Áudio para Vídeo, micros de lapela, Gravadores portáteis e DSLRs. Assim, podemos assinalar:

lyre

Aperfeiçoamentos na linha de suspensões Lyre™, de forma a assegurarem uma melhor aderência aos microfones. A nova "soft-grip Universal Lyre™" tem uma superfície interna macia moldada no clip sustém com firmeza microfones de 19-25mm, incluindo a gama com entalhes laterais da Sennheiser MKH. Este clip macio evita deslizamentos ou rotações do micro na suspensão, respeitando o acabamento de superfície dos microdones

Os Modular Windshield Kits são também melhorados:
* o novo XLR Holder MKII substitui o originall XLR Holder
* Os novos Kits incluem múltiplos Lyre sets (dependendo do modelo)
* A embalagem foi redesehada, incluindo mais informação sobre como montar os Kits e tabelas de compatibilidade com as gamas de microfones.

Novos produtos já disponíveis:
* 44 cm Softie™ Windshield (para Rode NTG-8)
* Mini Windjammer® for Røde Video Mic Pro
* Nova Modular Suspension & Modular Windshield Kit para Sanken CSS-5 (inc. Connbox)

Serão lançados em Setembro os seguintes produtos:
* InVision™ Stereo Pair Kit (imagem de topo)
* InVision™ INV-7 & Pop Filter Kit
* Table stand
* Table stand & InVision™ mount

Cinela, novos produtos

A Cinela, reconhecida pelas suspensões de alta performance com isoladores cruzados e pelas protecções de vento com isolamento entre supensão e corpo de protecção, continua a apresentar novas soluções específicas. Salientamos os seguintes produtos:

PIANO (imagem de topo)

Finalmente uma solução para microfones "shotgun", caracterizada por:
* modularidade e personalização, de forma a ser optimizada a diferentes utilizações com adaptação perfeita do conjunto micro / suspensão graças a diversos berços de micro e isoladores de plástico disponíveis.
* suspensão independente da "gaiola" de protecção de vento.
* eficácia na protecção ao vento mantendo a transparência sonora.

Que introduz as seguintes inovações originais:
* forma ovóide assimétrica que proporciona o maior espaço possível na zona em volta da cápsula do micro, reduz a resistência ao vento e assegura um bom equilíbrio e orientação na perche.
* "gaiola" em duas partes moldadas em plástico inquebrável, diminuindo o número de peças e minimizando as possibilidades de ruído.
* novo raccord leve XLR macho/fêmea integrado no berço e na rótula
* rótula "mono" que desolidariza o eixo de rotação do sistema de aperto e assegura um aperto eficaz e sem força.
* três novas coberturas de pelo (curto, longo e vento extremo). O tecido de base é suficiente para vento moderado, permitindo assim o melhor compromisso entre transparência sonora e condições adversas de captação.
* apdaptação possível a par MS (com CCM 8) e Duplo-MS, com rótula de dois eixos e XLR5 ou XLR7.

Pesando só 370 g, a PIANO convém perfeitamente a todos os micros com menos de 25 cm, do KMR 81 ao SuperCMIT, passando pelos clássicos MKH 60, MKH 416 et evidentemente o CMIT. Utiliza três suspensões: OSIX 5-CMIT para CMIT et SuperCMIT, OSIX 5-60 para MKH 60, OSIX 6-416 para MKH 416 e KMR 81i. A nova concepção de integração do XLR fêmea no berço permite a mudança rápidados módulos. O PIANo pode ser adaptado a micros um pouco mais longos (até 27 cm), como o Sanken CS3e e alguns AKG e Beyer.

miminxMINIX

As MINIX são suspensões de isolador único, com dimensões e peso mínimos, adaptadas para micros miniatura, em versões para Schoeps CCM e Sennheiser 8000, garantindo um conforto máximo para para operação em interiores. O desenho extremamente compacto exclui a utilização de protecções de tipo W20 ou dimensões superiores. Podem ser usadas B20, B5 e de preferência B5D. Os berços integram os conectores Lemo para Schoeps e o conector Sennheiser para a versão 8000, permitindo neste caso eliminar o módulo XLR do micro.

ALBERT, protecção de vento para ORTF, par XY ou 3 canais

Na versão básica, a ALBERT inclui duas suspensões MINIX para Schoeps CCM ou Sennheiser MKH 8000. Cada microfone é fixado no respectivo berço com conectores incluídos.
A calha de montagem permite o ajuste contínuo da distância entre as cápsulas:
* par AB ORTF: 2 x Cardióides, 17 cm, 110°
* par AB omni: 2 x Omnis, máx 20 cm
* par coincidente XY: 2 x Cardióides, 0 cm, 90°
* pares especiais (examplo: Supercardióiides, máx 20, 90°)
Versões especiais para 3 canais e ORTF MSTC.

LEONARD

Bolas de protecção com ou sem pêlo (diâmetro 10cm), para microfones com 20mm de diâmetro como os Schoeps CMC ou para microphones de 25mm de diâmetro como os MKH50. Com protecção de tecido de tipo Zephyx são excelentes para interiores e com o pêlo extra podem ser usadas em exteriores, e complementam perfeitamente as suspensões OSIX 2 e OSIX 3

Estamos à sua disposição para mais informações, ou se quiser proceder a testes.

A equipa Filmebase

Filmebase | Cinesonics, Rua Joaquim Fernandes, 6 - Fanqueiro 2670-365 Loures, tel +351,218404677

Contacte-nos para mais informações.

VOLTAR À PÁGINA PRINCIPAL