![]() |
Novos instrumentos no isolamento de vibrações, ruídos de manipulação e vento Aa dar conhecer novos produtos nas áreas da suspensão e protecção de vento de microfones, aproveitamos para relembrar alguns princípios teóricos e limitações físicas destes sistemas. Introdução Na captação de som para cinema, vídeo e brodadcast é indispensável isolar o sinal útil a gravar dos ruídos parasitas introduzidos pela manipulação da perche (ou da câmara) e pelo vento, reduzindo ao mínimo a coloração introduzida no sinal original. Princípios das suspensões modernas e necessidade de filtragem As rodagens actuais utilizam microfones ultra-sensíveis e com curva de resposta alargada. Os técnicos são confrontados com grandes dinâmicas, mobilidade dos actores, e perches cada vez mais leves e por consequência “microfónicas” (transmitindo vibrações de manipulação). A concepção de uma boa suspensão representa sempre um compromisso entre a necessidade de isolamento e a relativa “firmeza” da posição do micro na perche. Uma suspensão eficaz mas que fizesse “balançar” o micro de forma incontrolada seria inútil.
Esses infra-sons, na maioria dos casos são indetectáveis nos auscultadores mas visíveis nos controlos de nível, podem saturar as entradas de microfone e sobretudo os conversores A/D das câmaras e gravadores, e assim arruinar gravações e/ou fazer activar desnecessariamente limitadores de entrada. A maioria dos micros utilizados em perche ou câmara (Schoeps CMC, Sanken, Sennheiser 416, Rode NTG-3, etc...) não tem filtros integrados passa-alto. Outros micros incluem filtros “moles”, que cortam demasiado alto e portanto alteram o timbre das vozes. Por sua vez, a maioria das câmaras actuais (Sony, Panasonic, etc...) também não incluem filtros nas entradas e muitos gravadores simples têm filtros inadequados. A excepção são alguns micros de alta qualidade para utilização em perche que incluem filtro comutável de 18dB/oitava para os infrasons, como o Schoeps CMIT5U ou o DPA 4017B. O ideal é utilizar um filtro de queda acentuada (12dB ou idealmente,18 dB/oitava) que actue entre os 50-80 Hz. Os filtros de várias mesas de mistura profissionais incluem geralmente uma opção de 12 dB/oitava abaixo dos 80 Hz, mas os filtros activos externos de 18 dB/oitava são raros. Um exemplo clássico é o Schoeps LC60. A Rycote lançou recentemente um cabo curto com filtro integrado utilizando o mesmo princípio (filtro activo alimentado por 48Vph,18dB/oitava a 60Hz) que é muito útil por exemplo para utilização entre microfone e câmara. (Rycote Tac!T). Pode consultar este video e ler a descrição detalhada no Facebook. Efectuámos testes de câmara à mão com uma Panasonic AG-101 equipada com shotgun Sanken CS-1. A diferença entre o micro colocado no suporte original da câmara e ligado directamente à entrada e o micro colocado na nova suspensão para câmara Rycote Softie Lyre mount com MHR e usando o cabo Rycote Tac!T? Gravações com ruídos de operação de câmara e saturadas de infra-sons versus gravações perfeitamente limpas de ruídos e parasitas. Estamos à disposição, se quiser efectuar um teste semelhante com a sua câmara. Rycote, melhoramentos e novos produtos A Rycote, líder mundial nesta área, continua a completar a sua extensíssima gama que cobre as situações de Broadcast & ENG, Estúdio e som ao vivo, Áudio para Vídeo, micros de lapela, Gravadores portáteis e DSLRs. Assim, podemos assinalar: Aperfeiçoamentos na linha de suspensões Lyre™, de forma a assegurarem uma melhor aderência aos microfones. A nova "soft-grip Universal Lyre™" tem uma superfície interna macia moldada no clip sustém com firmeza microfones de 19-25mm, incluindo a gama com entalhes laterais da Sennheiser MKH. Este clip macio evita deslizamentos ou rotações do micro na suspensão, respeitando o acabamento de superfície dos microdones Os Modular Windshield Kits são também melhorados: Novos produtos já disponíveis: Serão lançados em Setembro os seguintes produtos: Cinela, novos produtos A Cinela, reconhecida pelas suspensões de alta performance com isoladores cruzados e pelas protecções de vento com isolamento entre supensão e corpo de protecção, continua a apresentar novas soluções específicas. Salientamos os seguintes produtos: PIANO (imagem de topo) Finalmente uma solução para microfones "shotgun", caracterizada por: Que introduz as seguintes inovações originais: Pesando só 370 g, a PIANO convém perfeitamente a todos os micros com menos de 25 cm, do KMR 81 ao SuperCMIT, passando pelos clássicos MKH 60, MKH 416 et evidentemente o CMIT. Utiliza três suspensões: OSIX 5-CMIT para CMIT et SuperCMIT, OSIX 5-60 para MKH 60, OSIX 6-416 para MKH 416 e KMR 81i. A nova concepção de integração do XLR fêmea no berço permite a mudança rápidados módulos. O PIANo pode ser adaptado a micros um pouco mais longos (até 27 cm), como o Sanken CS3e e alguns AKG e Beyer.
As MINIX são suspensões de isolador único, com dimensões e peso mínimos, adaptadas para micros miniatura, em versões para Schoeps CCM e Sennheiser 8000, garantindo um conforto máximo para para operação em interiores. O desenho extremamente compacto exclui a utilização de protecções de tipo W20 ou dimensões superiores. Podem ser usadas B20, B5 e de preferência B5D. Os berços integram os conectores Lemo para Schoeps e o conector Sennheiser para a versão 8000, permitindo neste caso eliminar o módulo XLR do micro. ALBERT, protecção de vento para ORTF, par XY ou 3 canais Na versão básica, a ALBERT inclui duas suspensões MINIX para Schoeps CCM ou Sennheiser MKH 8000. Cada microfone é fixado no respectivo berço com conectores incluídos. LEONARD Bolas de protecção com ou sem pêlo (diâmetro 10cm), para microfones com 20mm de diâmetro como os Schoeps CMC ou para microphones de 25mm de diâmetro como os MKH50. Com protecção de tecido de tipo Zephyx são excelentes para interiores e com o pêlo extra podem ser usadas em exteriores, e complementam perfeitamente as suspensões OSIX 2 e OSIX 3 Estamos à sua disposição para mais informações, ou se quiser proceder a testes. A equipa Filmebase Filmebase | Cinesonics, Rua Joaquim Fernandes, 6 - Fanqueiro 2670-365 Loures, tel +351,218404677 Contacte-nos para mais informações. |